quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Os primórdios do Advento sanharoense



(Acima a Igreja Católica do Distrito de Divisão)
                A história do adventismo no município de Sanharó inicia-se no distrito sanharoense de Divisão, lá residiam o senhor Umbelino José Rolin e sua esposa Maria Pastora da Conceição ambos muito fervorosos e inicialmente professavam da fé Católica, motivo este que levou Umbelino a construir a Igreja Católica Apostólica Romana do distrito.

                Depois de certo tempo descobriram verdades encantadoras na Palavra de Deus, decididos então a seguir unicamente a Bíblia como única regra de fé e conduta e base doutrinária construíram uma das primeiras Igrejas cristãs do interior de Pernambuco a Igreja Adventista do Sétimo Dia do distrito de Divisão, familiares do casal e demais personalidades se familiarizaram com a mensagem Bíblica e aderiram ao adventismo pregando a mensagem da breve volta de Jesus e aceitando todas as regras de fé registradas no Divino Livro ou também chamado Livro dos livros, estes primórdios estudavam as escrituras seguindo então o que Jesus declarou em João 5:39 “Examinais as escrituras, pois julgarás ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de mim”.

(Acima a primeira Igreja Adventista e cristã do município)


(Acima o primeiro Pastor distrital e teólogo Adventista diplomado de origem sanharoense, o pastor Aristides neto do casal fundador do Adventismo em Divisão).
O pastor Aristides era natural de divisão sendo neto de Umbelino foi incentivado a ser dedicado ao serviço de Deus, sentiu o chamado para cursar teologia e se formou se tornando pastor em vários lugares exemplo no Rio Grande do Norte.
Ozório Apolinário Leite (irmão do pastor Aristides) juntamente com o familiarizado Severino Duda construíram a primeira Igreja Adventista em Pesqueira cumprindo assim a ordem que Jesus nos ordenou: “E este evangelho do Reino será pregado a todo o mundo” Matheus 24:14.
Enquanto a obra de Deus estava sendo realizada em Pesqueira, Deus já levantara pessoas nas zonas rurais de Riacho Fundo e Água Branca, pessoas que conheceram a mensagem e se batizaram depois de um bom conhecimento Bíblico.
Antigamente por não existir Igreja Adventista erigida exceto a de divisão, os irmão se reuniam nos lares, esta experiência foi vivida na vida de: Antônio Bernardino, Zé Bezerra (Naninho) e sua esposa Cota, Alcindo e sua esposa Ló, Cadu e sua esposa Santina, Zé Ribeiro e sua esposa Turica e Sebastião e sua esposa Mãezinha do sítio Solidão que ambos se batizaram em 1963.

(Acima o casal, Sebastião e Mãezinha, ambos também pioneiros da fé adventista)
Em 1969 é erguida a segunda Igreja Adventista no município, a Igreja de Água Branca, construída por José Bezerra e alguns irmãos da fé.
       Em 1974 Luiza Cavalcanti do sítio Riacho fundo e membra da Igreja Adventista mudou-se para a cidade sendo a primeira Adventista na cidade. Também neste ano os irmãos Nivaldo e Romão trouxeram a mensagem do Advento e a irmã Inês se batizou em 1978 o casal Sebastião e Mãezinha chegaram à cidade e se uniu ao grupo. Em 1981 se batiza o jovem Luíz Geraldo, e o grupo de Adventistas se reunia na garagem alugada do Sr. Luíz Paulino com a ajuda dos irmãos José Antônio, Eulália e Guilherme.
Em 1984 o Pastor Otoniel e Gilson (este atualmente é Pastor), realizaram uma conferência no prédio que hoje funciona a galeria, culminando com os batismos da irmã Carminha, Nucilane e Jorge.

Após o término do contrato os irmãos agora voltaram para os lares e o lar escolhido foi o lar do irmão Joaquim permanecendo ali até a construção da Igreja Adventista Central na zona urbana, o terreno foi comprado pelo irmão Teixeira de Belo Jardim ao Jacaré, terreno este situado na Av. Jurandir de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário