quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Remanescentes de Deus.



                Após o desapontamento o grupo de Mileritas diminuiu, muitos participantes voltaram para suas igrejas, outros não acreditavam mais na volta de Jesus, e os que permaneceram com seus interesses religiosos se dividiram em três grupos:
O primeiro grupo era liderado por Josué Himes, o amigo de Miller,  grande pregador do evangelho, ele e seu grupo continuaram marcando datas para a volta de Jesus.

O segundo Grupo era liderado por Samuel Snow, um pregador respeitado e milerita, Snow e seu grupo acreditaram que a volta de Jesus ocorreu de forma espiritual, ou seja invisível.


O terceiro grupo continuou firme nas crenças das Profecias Bíblicas, principalmente a Profecia de Daniel das 2300 tardes e manhãs, que significavam 2300 anos literais, pois a profecia possui simbolismos e dias são anos em livros proféticos de acordo com Ezequiel 4:6 e 7, ou seja, os cálculos de Miller e dos Mileritas estavam certos no dia 22 de outubro de 1844 aconteceria algo, pois nessa data se terminaria os 2300 anos, e aconteceria o que Daniel relata no capítulo 8:14 Que após este período de tempo o santuário seria purificado, o erro de Guilherme Miller não foi nos cálculos, mas sim no evento, os Mileritas pensavam que a terra seria o santuário a ser purificado.


Este terceiro grupo madrugava noites estudando a Bíblia e procurando conforto nas escrituras para o desapontamento que passaram devido Jesus não ter voltado e ambos encontraram confortos exemplo Apocalipse capítulo 10, onde o anjo diz que o livrinho era doce na boca e no estômago ficou amargo, além de ser necessário que eles proclamassem a mensagem a todas as tribos e línguas, explicando melhor, pregar o evangelho com a mensagem da volta do Senhor era doce, porém veio o amargo desapontamento. Um integrante deste grupo o Milerita e grande estudador da Bíblia chamado Hiram Edson que morava em Port Gibson     (Nova York) lamentou com choros fortes ao lado de dois amigos mileritas no seu grane leiro e assim permaneceram até o amanhecer.
Quando já raiava o sol do dia seguinte, Edson se levantou e foi juntamente com seu amigo Crosier Russel visitar amigos Mileritas e consolá-los e ao passar no milharal de sua fazenda ele teve uma visão, na qual ele viu um santuário semelhante ao de Moisés, e que o Sumo-Sacerdote saíra do lugar santo para o lugar Santíssimo.


De acordo com Hebreus capítulo 8:1,2, existe um Santuário ou Tabernáculo Divino no Reino dos Céus e nosso Sumo-Sacerdote é Jesus Cristo, lembrando que o Santuário que Moisés fizera era semelhante ao modelo do Santuário que Deus o mostrara, ou seja, Hiram Edson recebeu esta visão onde viu Jesus, chegando a entender que a profecia não se referia a Volta de Jesus, mas sim a obra de Intercessão e Juízo.
Assim este grupo continuou pregando o evangelho, entre eles estavam grandes pessoas cheias do Espírito Santo, são eles:

Joseph Bates
Bates foi capitão marinheiro tinha condições financeiras e investiu seu capital na pregação do evangelho, havia sido membro da Conexão Cristã e era um fiel estudante da Bíblia, foi na Bíblia que ele atentou para as leis de Saúde e boa alimentação Levíticos 11, observando que o intuito de Deus ao repassar estas informações é o desejo Divino de obtermos vida em abundância.
Pregava a temperança, ou seja, moderação nas coisas inclusive na alimentação, pois a Temperança é um dos frutos do Espírito Santo de acordo com Gálata 5:22.
Bates não brincava em serviço, decidiu então viajar até uma cidade e chegou aos correios e perguntou: “Quem é o homem mais honesto da cidade?” e eles responderam Joseph Harvey Waggoner, e Bates se informou para chegar a sua casa e ali chegando pregou o que a Bíblia ensinava e naquela cidade tornou Waggoner o primeiro converso, junto com Bates assumiram a temperança, ou seja, o equilíbrio de tudo para uma saúde equilibrada e potente.
A pregação do evangelho começou a crescer de uma forma extraordinária


 John Loughboroug e Daniel Bordeau foram realizar a obra em San Francisco, mas antes de irem, muitos diziam que seria melhor depois, mas o pastor Thiago White disse: “Porque não agora?” e eles foram com grande desejo, com uma lona comprada realizaram conferências e pessoas foram alcançadas.

 James White, foi um grande pregador Adventista, grande líder e trabalhador para a obra de Deus, era costume seu distribuir panfletos com a mensagem de amor e esperança, as obras literárias tinham êxito e este grupo como cresceu tanto, deveria se organizar, apartir deste momento eles precisariam de uma identidade.
Não seria fácil criar uma Igreja, pois criar uma denominação é algo sério diante de Deus e muitos deles haviam sido membros de outras denominações e claro, eles se lembravam do que dizia o companheiro falecido o Pastor Ficth.


” Qualquer Igreja que seja fundada da parte de homens se torna Babilônia”. 

O número de Igrejas crescia e também o número de conversos, este grupo aceitava unicamente a Bíblia como Regra de fé e base doutrinária, todos os seus princípios e crenças estavam de acordo com a Bíblia, além de aceitarem a Bíblia completa como divina inspiração de Deus conforme 2Timóteo 3:16.

(Wagonner)

As Igrejas não tinham identidade depois de muitas orações e muito trabalho, conseguiram Organizar a Igreja Adventista do Sétimo Dia, nome proposto por Wagonner, além disto, foi criada a Organização Geral dos Adventistas, foi eleito a pessoa de James White que muito trabalhara com orações a Deus e também os compromissos desta organização, porém ele recusou para que ninguém pensasse que ele havia feito todo trabalho pensando em ser o presidente, foi eleito Jhon Byington.


Esta Igreja estava não só disposta a Pregar a Bíblia, mas a seguir o trabalho de Jesus aqui na terra.
Jesus fazia três coisas de acordo com Matheus capítulo 4:23, Ele pregava, ensinava e curava.
1 Pregava (Nas Igrejas se prega a Palavra de Deus)
2 Ensinava (Nas instituições Adventistas procuramos ensinar, preparando profissionais terrenos e celestiais com qualidade de estrutura e ensino qualificado com professores altamente preparados)
3 Curava ( Nos preocupamos com a saúde e o bem estar assim como o Mestre Jesus, em vários lugares contamos com Hospitais Adventistas dispostos a atender pessoas, em países precários Clínicas Adventistas ajudam pessoas com assistências médicas)

Nosso pensamento é Servir ao Senhor e servimos a Deus quando servimos aos seus filhos amados, ou seja, ao nosso semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário